...

Comunicação efetiva para a implantação da cultura de compliance nas organizações de saúde

COMPARTILHE COM SEU TIME

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Por Anna Luiza Rucas, Helca de Sousa Nascimento, J. Antônio Cirino e Lucas Paula da Silva

 

O Instituto Ética Saúde orienta em sua instrução normativa nº 02, que dispõe sobre o Programa de Integridade e sua implementação, o “desenvolvimento de plano de comunicação para difusão de uma cultura de compliance dentro da empresa”. Dessa forma, compreende-se que a comunicação efetiva é um dos sustentáculos para a estruturação/fortalecimento de uma cultura de compliance.

A partir da experiência exitosa da Agir – Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde ao implantar o Programa de Integridade e o Núcleo de Compliance da organização, elencamos algumas recomendações quanto às melhores práticas para orquestração de um adequado planejamento de comunicação quanto a esse tema nos serviços de saúde.

• Branding: O primeiro passo, e um dos mais importantes, é focar no branding (ou rebranding) da marca do serviço de saúde. Um diagnóstico quanto ao momento atual da identidade visual e organizacional é essencial para avaliar os próximos passos, sejam eles: atualização/renovação da logomarca, atribuição de um slogan coerente com a cultura de compliance, a construção ou revisão da missão, visão e valores da instituição, bem como a definição do padrão visual e textual das informações que concernem ao programa de integridade;

• Alinhamentos: Os temas de compliance precisam integrar a agenda de todos os profissionais da organização, em nível estratégico, tático e operacional. Dessa forma, é crucial definir um calendário de reuniões fixas para os públicos, agrupando-os da melhor forma, para orientar quanto às melhores práticas, de forma rítmica e acompanhando a evolução dos aprendizados dos participantes;

• Sensibilização: Continuamente também é necessário fortalecer a sensibilização dos públicos internos e externos para com os assuntos de integridade, utilizando (ou criando) os meios e canais de comunicação para que a informação alcance os diferentes stakeholders, com um cronograma periódico e conteúdos envolventes e que gerem o engajamento;

• Desenvolvimento: O plano de comunicação também pode contemplar todo o aspecto de desenvolvimento das pessoas para o tema de compliance, com o apoio na produção de conteúdos educacionais e também para a organização de eventos periódicos, a exemplo do Encontro Integridade, realizado pela Agir;

• Estilização: Os conteúdos de compliance, integridade e ética, para que sejam mais atraentes e despertem interesse dos públicos do serviço de saúde, precisam de um olhar comunicacional, para a revisão da escrita, tornando-a compreensível para todos, uma diagramação que priorize aspectos visuais para melhor fixação dos conteúdos, bem como uma hierarquização das informações adequada.

O objetivo é que, por meio dessas estratégias ampliadas do plano de comunicação, seja possível implantar uma forte cultura de compliance, contribuindo para que as ações voltadas à conformidade tenham cada vez mais adesão e engajamento. Investir em uma comunicação efetiva para os temas de integridade e ética é crucial para todas as organizações de saúde.

 

Anna Luiza Rucas é Chefe do Núcleo de Comunicação e Marketing, Helca de Sousa Nascimento é Chefe do Núcleo de Compliance e Integridade, J. Antônio Cirino é Diretor de Ensino e Desenvolvimento e Lucas Paula da Silva é Superintendente Executivo, da AGIR, Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde.

 

* A opinião manifestada é de responsabilidade dos autores e não é, necessariamente, a opinião do IES

4 1 vote
Classificar Artigo
Se inscrever
Notificar de
2 Comentários
mais antigo
O mais novo mais votado
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários
Cibele Martins
15 de fevereiro de 2024 17:03

Otimo artigo, um plano eficaz de comunicação é imprescindível para o fortalecimento da Ética e compliance no ambiente corporativo e os pontos levantados no texto são relevantes para serem considerados.

Marina Gennari
15 de fevereiro de 2024 19:23

Excelente exposição! E realizar esse trabalho em conjunto com setores como endomarketing e RH é só sucesso.