...

Em um momento histórico em que a transparência e a segurança do paciente são primordiais, a ética e o compliance são pilares desejados nas inter-relações

COMPARTILHE COM SEU TIME

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Por Sérgio A. Schiefferdecker

 

O Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial acaba de concluir a segunda edição de um documento de extrema relevância para exercício profissional nas tomadas de decisões quando de indicações de procedimentos buco maxilo faciais, além de promover a garantia aos pacientes e a sociedade do comprometimento técnico e ético que esta entidade imprime em suas propostas, promovendo aos seus associados e outros profissionais a, também, estarem mobilizados neste envolvimento.

Esta atualização, promovida pelo CBCTBMF, em sua segunda edição reforça o protagonismo institucional desta entidade, na referência para profissionais, indústria, planos de saúde, hospitais e todos os players do setor que necessitam tomada de decisão atualizada, cientifica e comprometido com a ética.

A segunda edição do Manual de Parâmetros e Recomendações em OPME é um trabalho de uma equipe que atualiza e complementa conceitos e definições nesta especialidade, fazendo um verdadeiro up grade da anterior. Considera como base as mais recentes evidências científicas nacionais e internacionais dos parâmetros básicos para aplicação de Órteses, Próteses e Materiais Especiais – OPME. Em certo momento, imediato a publicação da primeira edição, alguns, menos avisados entendiam que estas recomendações estariam enfocando a vontade da maioria dos especialistas. E aí está o diferencial… quando estas diretrizes estão além de fundamentos sem evidências cientificas ou vontades corporativas. São indicações técnicas, com a utilização racional das OPMEs, potencializadas pela aplicabilidade ética.

Pretende-se que este documento, em sua segunda edição, continue a ser manipulado, citado e referenciado toda a vez que necessitarmos de apoio para as decisões técnicas ou administrativas envolvendo a especialidade buco maxilo facial: profissionais, clínicas, indústria, planos de saúde, hospitais e todos os diversos players do setor.

O documento de dezenas de páginas oportuniza conhecimentos científicos e nesta nova formatação contribui com uma série de informações aglutinadas no mesmo local, facilitando e centralizando para o usuário, aquilo que só era possível com o uso de diversas outras tabelas complementares.

Num momento histórico em que a transparência e a segurança do paciente são enfocados de maneira primordial na sociedade e, ética e o compliance são pilares desejados nas inter-relações, a publicação do Manual de Parâmetros e Recomendações em OPME – 2ª edição, é um marco histórico, pois se na primeira era um desafio institucional, agora é a confirmação de que podemos auxiliar na construção de uma sociedade melhor e, com resultados do tratamento dos nossos especialistas embasados em critérios de referências internacionais apoiados em valores perenes, promovendo o melhor tratamento aos pacientes, com transparência e ética.

A publicação, além do conceito de OPMEs, o método de elaboração das Pesquisas Clínicas e a utilização de Parâmetros e Recomendações, direciona para os principais procedimentos da especialidade, como cirurgias Dento Alveolar, Cirurgia Ortognática, com indicação de Distratores Osteogênicos, para Trauma dos Ossos da Face, para correção da Disfunção da Articulação Temporomandibular, e as indicações das próteses totais, para Tratamento de Tumores ou Cistos e Reconstruções Ósseas.

Quando da construção de documentos semelhantes como este, se deve ter a visão de se estar, sempre, num processo contínuo de aprendizado e assimilação dos novos conhecimentos científicos e, portanto, não definitivo por si só, mas um provocador da comunidade cientifica desta especialidade e afins a novas atualizações futuras, garantindo parâmetros e recomendações pertinentes a cada tempo.

Que se aproveite, agora, desta atualização e que ali adiante, venham as próximas. O Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial, nestes tempos, tem estado na vanguarda de associações na saúde brasileira. O ano que passou, definiu e comprometeu-se com um Programa de Compliance institucional na divulgação de um Código de Conduta de suas atividades e administração e, hoje, reafirma sua convicção e seu papel protagonista, na atualização das Manual de Parâmetros e Recomendações em OPME.

A íntegra destas diretrizes estará no site do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (https://www.bucomaxilo.org.br/) para ser devidamente divulgado e utilizado.

É com carinho e satisfação que esta comissão entrega a Diretoria do Colégio este trabalho e, agradece a confiança que viabilizou a persistência de diversos colegas… dentre eles destaco …Mario, Cassio, Pedro, Marcio, que juntos fizemos o possível, para o melhor.

Aproveitem…

 

Sérgio A. Schiefferdecker, membro da Comissão de Ética e Compliance do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial

 

* A opinião manifestada é de responsabilidade das autoras e não é, necessariamente, a opinião do IES

 

5 1 vote
Classificar Artigo
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários