...

ESG como instrumento de posicionamento da marca

COMPARTILHE COM SEU TIME

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Por Bianca Bertoloto e Maiara Tanimoto

 

O Relatório ESG e Sustentabilidade, realizado pela Opinion Box no último ano, mostra que 67% dos brasileiros possuem o hábito de procurar sobre as práticas ESG de uma empresa antes de adquirir seu produto e 57% já deixaram de comprar produtos quando descobriram que determinada marca prejudica o meio ambiente de alguma forma. Com isso, o modelo ESG está liderando uma revolução em empresas do mundo inteiro como um pilar para a sobrevivência do globo e do mercado.

Na carta anual da BlackRock ao mercado financeiro, maior gestora de fundos do mundo, o CEO Larry Clark enfatizou: “O risco climático é um risco de investimento”. O recado é um alerta para as empresas, o compromisso com a sustentabilidade é inadiável com impacto direto nos investimentos que a empresa pode receber. Mais do que isso, os próprios consumidores estão preocupados em utilizar serviços e produtos de marcas preocupadas com o meio-ambiente.

O que é ESG?

A sigla significa Environmental, Social e Governance – ou seja: Meio Ambiente, Social e Governança. A sigla foi utilizada pela primeira vez, em 2004, em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, chamada Who cares wins, ou seja,”Quem se importa, vence”. Na ocasião, o então secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, confrontou os 50 CEOs das principais instituições financeiras do mundo sobre a importância de integrar os três fatores no mercado de capitais.

Uma das grandes contribuições do ESG é explicitar que, apesar das considerações acerca do meio ambiente serem vitais, a sustentabilidade envolve também mais requisitos sociais e econômicos. Por isso, o Pacto Global da ONU, maior iniciativa de sustentabilidade corporativa em âmbito mundial, que visa mobilizar o setor privado para avançar em práticas negociais responsáveis e em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que buscam o crescimento econômico atrelado ao bem-estar social e ambiental.

De maneira geral, as 10 diretrizes do Pacto Global incentivam as empresas a adotarem um modelo de negócio alinhados com as melhores práticas referentes aos direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, assim como a realização de ações estratégicas para promover objetivos sociais mais amplos, impactando e desenvolvendo positivamente a comunidade em que está inserida, reconhecendo o papel do setor privado como um dos catalisadores de mudanças na sociedade.

ESG na prática

Contudo, foi durante a pandemia que o ESG ganhou nova relevância global. Segundo a plataforma Google Trends, em 2021, as buscas pela sigla atingiram o nível mais alto em 16 anos. Hoje, o interesse se mantém crescente e já foi incorporado pelas empresas até como uma estratégia para de posicionamento de marca, em um mercado cada vez mais competitivo e atento a essas questões.

Ainda assim, a popularidade gera desafios como o greenwashing, que é a má utilização da pauta social, ambiental e ética apenas como marketing, sem o compromisso com mudanças reais. Conceitualmente o ESG é amplamente difundido, no entanto a teoria precisa ser transformada em prática para que realmente cumpra o seu papel social. A estratégia da “lavagem verde”, no longo prazo, impacta negativamente a reputação de qualquer negócio.

Usar artifícios para mascarar a falta de compromisso real com a agenda ESG denuncia ainda a falta de visão dos gestores e compromissos éticos sérios com preocupações globais por parte de algumas empresas. Enquanto mercado, parceiros e consumidores celebram iniciativas disruptivas neste sentido, evitar a mudança e a adequação aos novos tempos é atrasar o próprio crescimento. Não é preciso ir longe para encontrar exemplos de marcas que se fortaleceram ao se tornarem mais verdes e éticas e praticam o ESG de maneira verdadeira e íntegra.

Nesse sentido, adotar o instrumento de ESG é, além de uma decisão ética, uma estratégia de fortalecimento institucional, de retenção e aquisição de talentos, posicionando a empresa frente aos valores que encantam e conquistam consumidores e investidores atualmente. Em um mercado cada vez mais competitivo, o valor de se destacar pelas boas práticas é algo inestimável e que não se esvai com o tempo.

 

Bianca Bertoloto é Global Compliance Manager e Maiara Tanimoto é Legal Supervisor & Compliance da Medartis.

 

* A opinião manifestada é de responsabilidade das autoras e não é, necessariamente, a opinião do IES

5 1 vote
Classificar Artigo
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários